A  ORIGEM DO MUSEU

O Museu Gídeo Véio é uma iniciativa cultural, educativa e uma ferramenta de resistência e luta de uma comunidade quilombola que historicamente esteve exposta ao preconceito, discriminação e a negação dos seus direitos.

O Museu foi criado em 2016 e reúne relatos e fotografias dos antigos e dos atuais habitantes da comunidade, registros do processo de organização comunitária, das manifestações artísticas e objetos antigos de uso da comunidade.

O Museu Quilombola é uma homenagem a Gídeo Véio, um ex-escravo fugido de uma fazenda de gado em Santa Cruz, que é considerado o fundador da comunidade Gameleira. A iniciativa realiza atividades educativas e culturais como oficinas de saberes, artesanato, rodas de leitura, exposições, visitas guiadas e atividades de plantio de árvores.

O Museu Gídeo Véio está localizado na Comunidade Quilombola de Gameleira no município de São Tomé-RN, distante 137 Km da capital do estado.